Entre os dias 18 e 22 de março realizou-se na escola E.B. Dr. Azeredo Perdigão a Semana Ubuntu. Contou com a participação de alguns alunos dos 7.º e 8.º anos que terão a missão de propagar junto dos restantes colegas da turma/ comunidade escolar os princípios da autoconfiança, do autoconhecimento, da resiliência, da empatia e do serviço. Estes cinco pilares em que assenta a filosofia Ubuntu visam o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, procurando fomentar uma liderança servidora, em que cada um cuida de si, do outro e do planeta.
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira), orientado para a capacitação de jovens líderes servidores. Encontra-se espalhada pelos vários continentes e segue o conceito “Eu sou porque tu és”, ou seja, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas, lema que foi, lenta e progressivamente, absorvido pelos nossos participantes!
Em cada dia da semana foi trabalhado um dos pilares mencionados anteriormente e um tema.
O 1.º dia teve como objetivo aprender a liderar como Mandela, um dos líderes servidores da Academia e prémio nobel da Paz, que uniu um país profundamente dividido, usando como arma o diálogo e o desporto.
O foco do 2.º dia foi construir pontes, integrou o testemunho comovedor da professora Diva Morna, cuja história de vida marcante conta com experiências vividas na época do apartheid, pós-guerra colonial e adversidades do retorno ao nosso país. A sua intervenção contribuiu, com clareza, para elucidar todos nossos alunos da necessidade de dialogar e estabelecer ligações/ afetos com a comunidade em que cada um se insere.
Já o 3.º dia teve como objetivo aprender a vencer obstáculos, razão pela qual fomos agraciados com a vinda à nossa comunidade Ubuntu de alguém que exemplifica, em cada dia que vive, a superação de obstáculos físicos e psicológicos, alguém que nos inspira a lutar pelos nossos sonhos e que não conhece a palavra desistir! O atleta paraolímpico de atletismo em cadeira de rodas Mário Trindade é uma referência a nível nacional e internacional, as suas vitórias são o resultado da sua resiliência e a concretização do seu lema de vida “Corre pelos teus sonhos”.
No 4º dia, os participantes tiveram oportunidade de conhece as vidas Ubuntu, histórias de vida que serviram para reflexão e debate.
O tema “I have a dream” serviu de mote de trabalho para o último dia repleto de emoções! Constatámos que os nossos participantes têm sonhos que envolvem a comunidade e o nosso lar, o planeta Terra, sentindo-se já o espírito Ubuntu a dar os seus passos.
De acordo com alguns testemunhos, “nesta semana, os alunos sentiram-se acolhidos e acolheram os restantes, refletiram sobre pequenos assuntos do quotidiano que são cruciais e procuraram, a partir de atividades diversas, entender e aprender valores importantes que os vão ajudar no dia a dia. Esta atividade contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e será benéfica para as decisões e resolução de problemas futuros”.
Salientaram, ainda, que “a Semana Ubuntu foi também uma experiência impactante a nível emocional”, promotora de laços duradouros entre todos os seus intervenientes!
Um bem-haja a todos os alunos que deram sempre o seu melhor e que nos motivam a ir mais além na nossa missão de educadores/professores.
A equipa de educadores Ubuntu: Célia Alves, Cristina Félix, José Machado e Nuno Miranda.
Notícia redigida em colaboração com algumas alunas Ubuntus que evidenciaram talento na escrita.